Estamos todos pelados no mundo de Allan Sieber

by

Post meio atrasado: neste último feriado de Corpus Christi fiz uma leitura rápida de um dos livros do meu cartunista predileto, Allan Sieber.

O livro em questão é este ai do lado Assim rasteja a humanidade e, para quem não conhece o cara, o título deve assustar, principalmente os leitores mais pueris (inclusive nem é recomendado para menores, devido a uma série de "proibidões” no final do livro…vou falar mais adiante sobre isso rs!).

Mas para aqueles que já leram alguns de seus quadrinhos, devem saber o estilo extremamente peculiar deste gaúcho de 37 anos: simples, irônico, cruel e tarado, Allan Sieber é um dos poucos cartunistas brasileiros que conseguem te arrancar gargalhadas ao ver situações cotidianas retratadas com traços toscos (se quer ver HQ bonitas e bem desenhadas, vá ler Milo Manara ou ver a Capela Sistina, como o próprio Sieber mesmo diz).

Assim rasteja a humanidade reúne uma série de cartuns e, dentre todos os livros que já li dele, é de longe o mais politicamente incorreto. São ilustrações que ocupam somente 1 página e fiquei impressionada como conseguem transmitir tamanha acidez em tão poucos traços e palavras! Hehehe! E para completar, no final há uma série de páginas vermelhas intitulada “Proibidão do Jaguar”, que, só pelo nome, dá pra sacar qual é o principal tema.

Bem, ficou alguma dúvida de que sou fã dele? Já li quase todos os livros (inclusive tenho um deles até autografado pelo próprio, dá uma olhada na foto abaixo) e acompanho o blog dele sempre que possível para ver novas tirinhas.

100_0038 Até o autógrafo (“Nem foi tão caro”) é debochado!

Acho que as HQs que vemos aí nos dias de hoje (a grande maioria servindo de roteiro para filmes blockbuster hollywoodianos) tem lá o seu mérito e gosto de muitas delas, mas ainda acho que fazer um humor inteligente com poucos recursos é ainda mais desafiador do que inventar uma história de super heróis que querem salvar a Terra. Além disso, é produto "da casa", ou seja, isso só prova que nós brazucas também produzimos muita coisa legal.

Outros livros que já li e recomendo: da esq. para dir. Preto no Branco, Vida de estagiário e Mais Preto no Branco

O título deste post eu tirei exatamente daquela abinha da capa do livro que serve como marcador (rs) e gostei muito desta frase que achei lá, resume bem o estilo do cara:

“Se a função do humorista é mostrar que o rei está nu, Allan Sieber vai além e diz que o pau do rei é pequeno.”

Outro que também segue a mesma linha é André Dahmer e seu já super famoso site dos Malvados. Recomendo igualmente, caso você ainda não conheça😉

Garantia de boas risadas e divertimento!

Ouvindo: Gossip – Music for men (vou resenhar sobre este disco logo mais, aguardem!)

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: