Balanço – Planeta Terra 2009

by

Crédito das fotos: Site oficial Planeta Terra

E aconteceu neste sábado calorento e chuvoso o esperado Planeta Terra Festival 2009! Cerca de 17 mil pessoas lotaram o espaço do Playcenter, intercalando diversos shows com alguns passeios nos principais brinquedos do parque (além de muita farra, bebidas e demais “atividades” hehehe). Obviamente, não consegui ver TODAS as bandas, mas isso já é de praxe de qualquer festival, pois sempre acontece de 2 bandas tocarem no mesmo horário em palcos diferentes.

Cheguei em plena hora do show do Primal Scream, e como já tinha começado, não consegui pegar desde o início, mas achei que foi bom (das músicas que eu lembro, tocaram Swastika Eyes, Movin’ On Up, Rocks e terminou com Accelerator)  e ficou um gostinho de “quero mais”( talvez porque eu quisesse que eles tivessem tocado Loaded! rs). Não achei que empolgou tanto, o som estava meio baixo, o palco escuro e em uma das músicas eles pararam 2 vezes (achei que foi proposital, mas depois descobri que houve um problema no som mesmo).

Na sequência veio a chuva (e eu me molhei toda, claro!) e a banda que eu mais esperava: Sonic Youth! Para mim foi o melhor show da noite. A banda está em ótima forma (estavam ali as tão conhecidas guitarras distorcidas e mais pesadas ao vivo do que nunca), empolgaram a galera e mostram que o tempo de estrada faz toda a diferença num show de rock (eles estão desde 1980 na ativa). Boa parte do repertório foi do último disco The Eternal (2009), que eu não tinha ouvido até então, e gostei muito! Ah, e um detalhe feminino que não pude deixar de notar: a Kim Gordon (minha musa baixista all time) estava linda: um vestido prateado todo brilhante e uma luvinha estilosa igualmente prateada (me lembrou a Cat Power, que usa uma parecida com os dedos cortados – eu quero!!!).

Mas não fiquei até o final (e me arrependi, como previa, pois depois eles tocaram músicas do Daydream Nation¬¬), pois queria conferir algumas bandas novas no outro palco. E daí veio a surpresa da noite: Metronomy. Super simpáticos (o vocalista estava meio “alegre” hehe e falava toda a hora com o público), dançante e animado. Os caras usam muito synths de teclados e baixo grooveado, o que confere um som meio oitentista para a banda. Gostei e achei o máximo o círculo de luz que cada um tinha na camiseta (que acendia de acordo com o ritmo das músicas).

E veio o show mais polêmico do evento: Iggy & The Stooges. Ouvi muitas pessoas dizerem que foi chato e pior que o de 2005 no Claro que é Rock, que eles estão velhos demais e etc, mas é rock n’roll das antigas (não tem como negar que os tiozinhos aterrorizam nos instrumentos ainda) e o Iggy Pop (mesmo parecendo um maracujá velho e beirando os 70 anos) continua performático e esbanjando energia, fazendo muita bandinha de rock comer poeira. Ah, e a polêmica (vocês devem ouvir falar disso ainda) se deu ao fato de um menino ter sido “apagado” pelos truculentos seguranças e desmaiado no chão com traumatismo craniano, isso quando o Iggy fez o famigerado “convite” para a galera subir no palco (nem preciso dizer que ficaram umas 500 pessoas lá em cima e que logicamente ia ter alguma confusão).

Encerrei a noite vendo a apresentação da dupla de DJs N.A.S.A., que foi dançante e deixou um clima de balada na pista. Gostei dos remixes que fizeram para algumas músicas conhecidas e também dos bonecos que ficavam dançando ali no palco junto, foi divertido vê-los! Mas minhas pernas reclamavam de dor de tanto ficar em pé e acabei indo embora antes de terminar.

No geral, achei que foi a edição mais fraquinha do evento e com muito menos coisas do que as anteriores (talvez efeito da crise, nem o TIM Festival sobreviveu e foi extinto este ano). A infra estava ok (o fato de ter sido num parque de diversões facilitou muito), as comidas estavam mais pobrinhas (no ano passado tinha até comida japonesa, este ano só hot pocket da sadia rs, mas em compensação tinha cerveja Heineken relativamente barata /) e contou uns pontos o fato dos brinquedos estarem abertos (eu não curto montanha russa, mas tinha fila pra ir em todos). Mesmo assim, gostei muito e não mudou a minha opinião de ser o melhor festival de música que acontece no país.

Tags: , , , , , , , ,

3 Respostas to “Balanço – Planeta Terra 2009”

  1. Felipe Says:

    E sobre o festival Maquinaria?? O Duff ex baixista do guns roubou a cena com a banda dele que por sinal é mtooooooo fodaaaa!! Além dos caras do Faith No More e Jane’s Addiction.

  2. Carina Says:

    Ly eu fui também concordo com você, como falei em outra matéria, li muita porcaria, gostei das análises de vocês. Ganharam uma fã, mantenham esse belo trabalho! esse mundo gira é semana? queria indicar umas coisas? pode? K- sy

    ps- meu e-mail correto: kakkachannel@yahoo.com.br

    • Ly. Says:

      Oi Carina!

      Muito obrigada por todos os elogios, fico feliz que você esteja gostando das nossas críticas!

      Pode mandar indicações sim, por enquanto temos um GMail videoandnoise@gmail.com, fique a vontade para enviar pra lá suas dicas, ok?😉

      E aguarde: dentro de algumas semanas vocês poderão conferir a nova versão do blog!! Videoandnoise.com vêm aí!!

      Beijos,
      Ly.

Deixe uma resposta

