Crítica: Lua Nova

by

Edward e Bella

Então, finalmente (e põe finalmente nisso!) a estréia de Lua Nova chegou!

Que o filme é um sucesso de bilheteria já se sabe. A equipe conferiu a pré estréia do filme na quinta feira,  no Cine Roxy em Santos e até postamos fotos no twitter para ilustrar as aglomerações e filas que estava no cinema rolando no cinema. Só de aparecer o título do filme na telona foi uma gritaria só!

Mas não é para trazer números de bilheteria que estou aqui e sim para fazer a análise do novo filme da saga.

Sendo assim, aqui vamos nós…

A adaptação da história

Surpreendentemente, o roteiro está bem similar ao livro, exceto por alguns pedaços que me parecem terem sido adicionados para trazer mais ação ao filme que devido ao sentimento melancólico da Bela dá uma sensação de ser bem mais parado que o primeiro filme. Além disso, criaram uma nova forma de fazer o Edward “aparecer” mais, já que no livro ele fica ausente em boa parte. Nada a reclamar disso, certo, meninas?

Untitled Sports Movie 
É Jacob quem melhora o sofrimento de Bella quando Edward vai embora.

A mudança de direção

A direção do filme está MUITO melhor. As cenas trazem muito da emoção do livro, souberam ilustrar muito bem diversas das partes. As transições de algumas cenas são feitas com maestria, como no momento em que Edward e Bella observaram um quadro dos Volturi. Sensacional! Se alguém tinha dúvidas do porque da Catherine Hardwicke ter sido dispensada após o primeiro filme, fica totalmente compreensível depois de assistir à Lua Nova. O Chris Weitz usou algumas técnicas de câmera bem legais, que complementam a cena.

chris weitz e robert pattinson 
Chris Weitz dirige Robert Pattinson: uma ótima mudança

Os atores e personagens

Apesar de eu não gostar muito da atuação da Kirsten Stewart ela melhorou muito no quesito atuação. Eu sempre tive a impressão de que ela tem uma cara de “eu não queria estar aqui”. Até nas entrevistas que ela deu sobre o filme deu pra sentir uma amadurecida e isso transparece nas telas também.

Robert Pattinson também continua fazendo a mulherada delirar no cinema, mas deram tanta frase melosa pro coitado nas poucas cenas em que aparece que até eu confesso ter olhado pra cima de vez em quando.

Quem se destaca neste filme é Taylor Lautner que consegue representar dois momentos diferentes do personagem Jacob: no começo bastante inocente e depois de uma mudança (não vou falar pra evitar spoilers) ele parece muito mais amargurado e agressivo.

O Michael Sheen que interpreta Aro também atua muito bem. Soube representar muito bem a frieza e falsidade do personagem.

aro 
Michael Sheen é Aro, um volturi muito respeitado no mundo vampírico. 

Os efeitos especiais

Uma ENORME evolução em relação ao primeiro. Se antes parecia que os vampiros correndo era nada menos que a fita sendo acelerada caseiramente, agora temos lobos extremamente realistas na tela, cena de Edward sendo torturado que é de arrepiar assim como a cena de briga que é bastante convincente… Provavelmente essa melhoria se dá pelo orçamento muito maior que dedicaram a este filme após o sucesso do primeiro, mas mesmo assim, agrada muito mais.

jake_the_wolf 
Vovó, pra que essa boca tão grande? Os lobos do filme são bem realistas.

Mas mesmo assim, souberam corrigir alguns detalhes que faltaram no primeiro: os vampiros da saga estão brancos feito parede e em alguns momentos parecem mesmo com o aspecto marmorizado que a escritora descreve em seus livros; Victoria é agora a ruiva de cabelos de fogo e não mais a ruiva com cabelos de água de salsicha (acho que no filme anterior ficaram sem verba pro Wellaton, hehe) e graças a deus tiraram aquele barulhinho de sinos ou coisa do tipo quando o Edward se expõe ao sol. Hooray!

Resumindo, o filme está sensacional para quem é fã e também para quem não é. Mas se você está atrás de um mega filme de ação, esse filme não é para você.

Ainda assim, Lua Nova é diversão garantida e muito bem adaptada. Agora para os fãs, como eu, começa a contagem regressiva para a adaptação de Eclipse, terceiro livro da saga.

Tags: , , , , , , ,

10 Respostas to “Crítica: Lua Nova”

  1. Design RN Says:

    AODREI A MATERIA PARABENS

  2. naga Says:

    E particularmente gostei bastante do filme que é sem duvidas superior ao primeiro (ao contrario do livro). Os efeitos não sao um “2012” mas estao realmente otimos, o ponto fraco a eh mocinha Kirsten que pelo menos pra mim é uma pessima atriz. cheers!

  3. naga Says:

    A digo mais, a crítica está excelente, profissa, eu esperava uma critica mais fanatica haha!

  4. Rafinha Says:

    Gostei muito do filme pois acho que o diretor adaptou muito bem a história colocando bastante ação uma vez que o livro é um porre até quase o final. Concordo com o Naga pois acho a menina muito ruim… mas agora já era, ela é a Bella e ponto final. Pelo menos isso ela convence… Adorei os Volturi porém queria que a parte deles fosse um pouco mais demorada hehehe…

  5. Isabelle Pedrosa Says:

    Mto boa a crítica.
    Blog tá de parabéns, já está na minha barra de favoritos.

  6. rodrigo Says:

    Olha, a michelle me indicou o blog. Não li tudo, vocês tem um bom acervo, adorei tudo que lí. Desde a matéria do Lua nova, conan, Avatar, festival terra eu fui!…

    Colocarei no meus favoritos, vocês tem twitter para acompanhar?

    Com todo o respeito sugiro que contratem um web D.

    abraço e espero mais novidades.

    rodrigo

    • Ly. Says:

      Olá Rodrigo,

      Não fui eu quem escrevi este post hehehe, mas como sou uma das editoras do blog, agradeço todos os elogios, vocês não sabem como a colaboração de vocês é importante para nós e nos motiva cada vez mais a escrever coisas bacanas!

      Siga a gente no twitter pelo: http://www.twitter.com/videoandnoise

      E aguarde: dentro de algumas semanas estaremos com uma novíssima versão do blog no ar! Videoandnoise.com vêm aí!

      😉

  7. Carina Says:

    muito boa a matéria, li tanto lixo na web, que fiquei com medo de ir ver! vou chamar um pessoal a ir.

  8. Novo Filme de Brad Pitt: Drácula! « Video and Noise Says:

    […] Summit responsável por trazer a Saga Crepúsculo para as telas dos cinemas, está para anunciar a filmagem do maior vampiro de todos os tempos, […]

  9. Novo Filme de Brad Pitt: Drácula! | Video and Noise - Sua dose de entretenimento diária Says:

    […] Summit responsável por trazer a Saga Crepúsculo para as telas dos cinemas, está para anunciar a filmagem do maior vampiro de todos os tempos, […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: