30 anos de Império Contra- Ataca

by

6a00c225201489604a00cdf7ef90eb094f-500pi.jpg

Em 22 de maio de 1980 estreou nos cinemas de todo o mundo Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca.

Antes em 1977 com o episódio IV, George Lucas ultrapassou todas as expectativas, em questão de lucros. A película se tornou um marco no mundo POP, e na industria do cinema.

Ao pensar em filmar o Episódio V, Lucas quis se tornar independente de Hollywood. Mas este não dirigiu o mesmo devido a falta de tempo entre a sua industria Light & Magic e o controle de todo o financeiro de suas empresas.

A escolha do diretor foi Irvin Kershner, ex-professor do mesmo da USC, no inicio o professor rejeitou o convite, alegando que uma continuação nunca consegue superar o original. Porém seu agente o convenceu.

Na película não é caracterizado pelos duelos e sim por tudo o que nos foi apresentado, desde a seqüência fantástica de abertura a cidade flutuante.

Muitos “tiros dado no escuro” contaram com muita sorte, a exemplo o de não usar “bluescreen” e sim stop-motion em frente de pinturas perfeitas, o resultado, a mais perfeita realidade de combate da época (AT ATs).

O Império contra-ataca nos apresenta o Mestre Jedi Yoda, um dos personagens Greek mais famoso e lembrado. Sabe como foi a criação do personagem? Stuart Freeborn usou seu próprio rosto como modelo e adicionou rugas de Albert Einstein para que o pequenininho mestre Jedi tivesse um “ar de inteligência”.

O cenário onde Yoda aparecia tinha 5 metros de altura para que os seus controladores pudessem ter liberdade de ação.

As filmagens de Guerra nas estrelas V, começaram em 1979 na Noruega, mas depois foi para Londres, onde um incêndio no Estágio 3 causou um prejuízo de $18,5 milhões.

Mas nesta película não é somente Luke o principal, Han Solo e a princesa leia roubam a cena também. Uma das cenas mais famosas entre dezenas é em que a princesa leia diz a Solo que o ama, e ele patifamente responde “eu sei”.

A equipe de filmagem ficou sem saber o maior segredo da película que fora revelada somente no dia, que Darth Vader era pai de Luke com a famosa frase “Luke, eu sou seu pai”. Foi uma das maiores reviravoltas do cinema.

empire.jpg

Outras curiosidade:

· A marcha Imperial, foi usada a primeira vez neste filme;

· Vader se torna o principal personagem;

· É a primeira vez que conhecemos de perto o lado negro da força, quando Luke se sente tentado;

· Boba Fett é nos apresentado e se torna ícone pop;

· Han Solo é aprisionado em carbonite, pela primeira vez assistimos um herói perdendo;

· O famoso duelo de sabre de luz de Luke e Vader é realizado e claro entra para história;

Posso ficar falando o dia todo, mas depois de 30 anos o Império Contra-ataca continua sendo inovador, muitos diretores de hoje tem muito que aprender.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: